I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE GENÉTICA MÉDICA.
Nos dias 20 e 21 de agosto, a cidade de São Luís-MA sediará o I Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica, que abrirá a Semana de Prevenção às Deficiências. RELEASE I CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE GENÉTICA MÉDICA Nos dias 20 e 21 de agosto, a cidade de São Luís-MA sediará o I Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica, que abrirá a Semana de Prevenção às Deficiências. Realizado nas instalações do Rio Poty Hotel, o evento, promovido pela Regional Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Genética Médica – SBGM em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE São Luís/ MA, trará como tema central, a Atenção Global à Pessoa com Deficiência Intelectual. Com o evento busca-se estruturar por meio da mobilização dos profissionais da saúde e dos pesquisadores das regiões Norte-Nordeste, as medidas necessárias para cumprir as metas da Política de Atenção Integral em Genética Clínica a ser implantada no SUS a partir de 2009, assim como estimular a divulgação das pesquisas realizadas por Universidades, Hospitais e Laboratórios, incentivando-os a continuar investindo em pesquisa para melhoria da Atenção em Saúde. “O Congresso visa promover a reciclagem e troca contínua de experiências e conhecimentos dos profissionais que atuam na área, mantendo-os atualizados e em contato com os profissionais de saúde de outros Estados, propiciando a consolidação dos serviços existentes e também inspirando a formação de recursos humanos especializados na área”, explica Maria Juliana Rodovalho Doriqui, presidente do evento e médica geneticista do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Maranhão – APAE São Luís. Com uma estimativa de público de 400 pessoas, entre profissionais e graduandos das ciências da saúde, durante os dois dias de realização do I Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica serão apresentadas e discutidas temáticas como: Deficiência Intelectual, Malformações congênitas, Cromossomopatias, Erros inatos do metabolismo, Teratogênese, Prevenção das deficiências, Autismo, Epilepsia, Experiência das APAEs. "O evento contará com a participação de 25 palestrantes representando 12 diferentes estados brasileiros, que vêm partilhar conosco seus anos de experiência dentro de equipes multiprofissionais oferecendo suporte às famílias através do Aconselhamento Genético, buscando realizar prevenção em todos os seus níveis, dentre eles o presidente de honra do evento, Prof Dr João Monteiro de Pina Neto, paraense, docente titular da FMRP-USP, fundador da SBGM", destaca Maria Juliana Rodovalho Doriqui. Durante o congresso, serão apresentados trabalhos científicos nas modalidades pôster ou casos clínicos para discussão. A data limite para o envio de trabalho foi prorrogada para o dia 10 de julho de 2009. As inscrições para o evento via internet tem data limite até o dia 31 de julho de 2009. Nos dias que precedem o evento, de 17 a 19 de agosto, serão realizados três cursos pré-congresso no auditório do CRM/MA. São eles: Bases da Citogenética aplicadas à prática clínica, Semiologia Genética e,Teratogênese. Para maiores informações sobre o I Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica, acesse o blog oficial do evento: http://1congressonortenordestegeneticamedica.blogspot.com Serviço O que: Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica Onde: Rio Poty Hotel, São Luís - MA Quando: 20 e 21 de agosto Informações e inscrições: http://1congressonortenordestegeneticamedica.blogspot.com Nívia Cristina Lins Martins Jornalista e Pedagoga Contato: (98) 88464862 E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.